União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Alicerces para a nossa Evolução - Conhecer, conviver, fazer e ser. ( Orientação da Unesco (ONU) assemelha-se á Orientação Espiritual )

 

 

O professor e escritor Alkindar de Olilveira, faz relato importante de coincidência de orientação admirável da Unesco sobre o nosso desenvolvimento , com orientações advindas de mensagem do Espírito Eurípedes Barsanulfo.

Diz Alkindar: - A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) conseguiu de forma impressionante estabelecer os "quatro" pontos essenciais para o nosso desenvolvimento, conhecidos como "OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI", que são: - APRENDER A CONHECER; APRENDER A CONVIVER; APRENDER A FAZER; APRENDER A SER. O Mestre Eurípedes( Espírito) nos ensina, pelas mãos do médium citado: "Pugnemos por esta linha transformadora: -CÉREBRO INSTRUÍDO; GRUPOS AFETIVOS; MÃOS OPEROSAS; CORAÇÃO SENSIBILIZADO."

veja a seguir a "coincidência" entre a metodologia de EURÍPEDES BARSANULFO e os QUATRO PILARES DA UNESCO. - Pense comigo:

"Cérebro instruído", de EURÍPEDES, não tem a ver com "Aprender a Conhecer", da UNESCO? "Grupos afetivos", de EURÍPEDES, não tem a ver com "Aprender a Conviver", da UNESCO? "Mãos operosas", de EURÍPEDES, não tem a ver com "Aprende a Fazer", da UNESCO? "Coração sensibilizado", de EURÍPEDES, não tem a ver com "Aprender a Ser", da UNESCO?

Fabuloso, não é? Por isto que podemos deduzir que em todo trabalho na área espírita - e em qualquer outra área - para conseguirmos resultados efetivos, consistentes e duradouros, são necessários: a) "O estudo" (Cérebro Instruído); b) "O exercício da convivência" (Grupos Afetivos); c) Algum "trabalho prático", por exemplo visitas caritativas a favelas (Mãos Operosas); d) E então, "como consequência, seremos pessoas mais sensíveis e amorosas" (Coração Sensibilizado).

Conclui Alkindar:

-O último dos quatro itens citados, APRENDER A SER, da UNESCO, e CORAÇÃO SENSIBILIZADO, de EURÍPEDES (que são a mesma coisa), é consequência da prática dos três primeiro itens. Exemplifica Alkindar:

a) Muitos de nós espíritas nos especializamos no estudo da doutrina (CÉREBRO INSTRUÍDO), mas não aprendemos a "conviver". Por consequência patinamos na evolução. Tornamo-nos teóricos brilhantes, mas não sabemos conviver.

b) Outros de nós, espíritas, nos especializamos no estudo da doutrina (CÉREBRO INSTRUÍDO) e também valorizamos e exercitamos a convivência com o próximo (APRENDER A CONVIVER), mas por não colocarmos as mãos para trabalhar (MÃOS OPEROSAS), não atingiremos o objetivo mais importante: o CORAÇÃO SENSIBILIZADO.

Talvez você já tenha conhecimento da coincidência citada mais acima. Mas, é importante reforçar que o médium Wanderley Soares de Oliveira recebeu mediunicamente os QUATRO PILARES DE EURÍPEDES anos antes da UNESCO.

E - perceba - itens idênticos aos da UNESCO! Minha sugestão é que a coincidência aqui relatada nos inspire a adotarmos em nossas vidas os QUATRO PILARES DA UNESCO ou A LINHA TRANSFORMADORA DE EURÍPIDES BARSANULFO (o que dá na mesma).