União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Formas de pensamento (muito importante, todos devem conhecer)

 

 

 

São as idéias projetadas pela mente humana e materializadas no mundo espiritual, construções substanciais na esfera da alma que se mantêm pela força de sustentação de nossos pensamentos. Ver: Ideoplastia e Imagens-molde. 

Considerando que toda e qualquer ação e todo e qualquer pensamento fica registrado na memória vital do espírito e no éter-cósmico, pode-se caracterizar as formas-pensamento como concretizações de pensamentos.

Por exemplo: um homem, num ambiente de trabalho, sente inveja de um colega por este se mostrar mais competente, mais esforçado e portanto mais solicitado e admirado, a inveja do primeiro cria no éter cósmico uma forma-pensamento própria do sentimento.

Essa forma-pensamento pode possuir forma específica, como a de uma faca, de um homem morto, ou pode possuir forma indefinida caracterizando apenas o sentimento pelo qual ela foi gerada. A forma-pensamento pode se depositar no éter cósmico, ou pode colar-se ao indivíduo invejado, no caso do exemplo supracitado, causando-lhe prejuízos psíquicos e até físicos.
Está aí a explicação científica do famoso "mau-olhado", agouro direcionado a uma pessoa que efetivamente, na maioria dos casos logra prejuízos a mesma. Porém as formas-pensamento não se resumem a sentimentos baixos.

Elas podem se originar de sentimentos nobres como o amor ou a benevolência. Por exemplo: uma mãe, amando profundamente seus filhos, ao assistir o progresso dos mesmos se enche de alegria e envia formas-pensamento benéficas à eles que podem se caracterizar por imagens alegres como um coração, um rosto sorrindo, ou por formas indefinidas mas de cores vivazes e alegres.

Também fatos e acontecimentos podem gerar formas-pensamento, como por exemplo uma guerra em que muito sangue foi derramado e muitos espíritos sofreram atrozmente e pereceram, tudo isso pode ocasionar uma grande mancha escura na região onde a guerra se sucedeu com grande aglomerado de formas-pensamento negativas, gerando, não raro, perturbações de ordem psíquica nos própios moradores da região em função da grande quantidade de energias deletérias.

É o caso da região do nordeste do Brasil onde ocorreu a Guerra de Canudos, a região citada se encontra, sob vidência, com uma enorme mancha negra e uma enorme quantidade de formas-pensamento decorrentes das atrocidades dessa guerra e de todo o sofrimento sofrido nos que nela pereceram.

Um determinado homem, através de seus incessantes clamores de inveja pode, por exemplo, lançar formas-pensamento de um lugar para qualquer outro, por exemplo, um homem inveja o confôrto e a riqueza da casa de um irmão que foi mais bem sucedido na vida que ele.

Ele, por invejar sua casa, manda, inconscientemente, formas-pensamento negativas para lá e as mesmas ficam alí depositadas gerando diversos males de acordo com a intensidade do pensamento do emissor. Por isso é bom sempre pedir em nossas orações ajuda àqueles que, mesmo sem querer exercem esse maligno prejuízo aos outros e pedir também que nossa casa assim como nós mesmos possamos ser limpos pelos espíritos amigos de quaisquer formas-pensamento negativas que possam ter se depositado em nossa casa ou em nós.

É importante acrescentar que somente os espíritos já evoluídos é que conseguem dar a forma e comandar com plenos poderes suas formas-pensamento, os demais espíritos as produzem inconscientemente.

(Leitura básica: "Evolução em dois mundos" psicografado pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira e ditado pelo espírito André Luiz).

ACONTECEU COMIGO ( UM FATO REAL)   -  DEPOIMENTO

A Materialização do pensamento.
Um dia fui até uma loja de prestação de serviços, ao lado da loja uma casa estava em reformas e em frente estava estacionada uma dessas caçambas de recolher entulhos.
Enquanto eu falava com a proprietária sobre o serviço que necessitava (umas copias xérox) eu notava que ela trazia a fronte bastante tensa e não tirava os olhos da tal caçamba.
Curioso perguntei o que ocorria e ela comentou sobre o seu desagrado com a poeira que invadia a sua loja.
Neste instante um rapaz descarregava um carrinho cheio de cavacos e pó para dentro da caçamba, aloja foi invadida por uma nuvem de poeira.
A face da moça ficou ainda mais tensa e surgiu bem na altura de sua testa uma bola do tamanho de uma bolinha de golfe, mas de cor marrom escura. Parecia ser composta de vermes como pequenas minhocas enroladas umas as outras e essa bola girava rapidamente em seu próprio eixo sem, no entanto sair do lugar.
De inicio pensei tratar-se de algo em minha própria vista, disfarçadamente fechei um dos olhos e com o outro continuava vendo a bola na testa da moça , troquei , fechei o outro olho, continuei vendo a tal bola.

Um pouco assustado despedi-me e voltei para a minha casa.
Mas para minha surpresa a tal bola pareceu fixar-se em mim, continuou diante de meus olhos enquanto eu caminhava pela rua, mantendo porem a mesma distancia e altura a qual originalmente me separava da pessoa em questão.

O dia estava muito ensolarado, de repente me pareceu que energias solares atacavam aquela coisa esquisita, num momento ela caiu diante de mim ao solo a ponto que me obrigou a desviar-me dela.
Passei ao lado dela e a alguns passos após eu não queria acreditar no que via, no entanto olhei para atrás e vi na calçada aquela ''coisa '' se dissolvendo no chão.

Antonio Inácio Rodrigues. ( União Espírita – Piracicaba)

CHICO XAVIER NOS CONTA O SEGUINTE. 

Estava indo para o trabalho, pela manhã, quando,
Ao passar por uma residência, uma senhora o chamou.
- Chico, por favor, preciso de uma palavrinha sua, por favor...

Chico disse que estava com pressa, pois tinha horário para entrar no serviço.

Emmanuel, porém,
Lhe disse:
-Chico, pare um pouco, não custa ouvir a senhora,
É rápido.

E Chico parou e deu toda a atenção àquela Senhora,
E se despediu.

Quando Chico havia caminhado 50 metros,
Emmanuel lhe disse,

Chico olhe para trás!

E Chico viu saindo daquela senhora energias brilhantes, luminosas,
saudáveis, que vinham em sua direção.

Então Emmanuel acrescentou,
Está vendo Chico, o que você está recebendo em boas energias daquela senhora agradecida por sua atenção!

Imagine se a tivesse tratado mal e ela com raiva lhe enviasse o oposto,
Você estaria recebendo uma saraivada de ataques de energias espirituais,
Formas- pensamento muito negativas, que poderiam lhe atingir.

(Os NOSSOS PENSAMENTOS SÃO EXPELIDOS DA MENTE E SE TRANSFORMAM EM FORMAS ENERGÉTICAS BOAS OU NEGATIVAS QUE PODEM ATINGIR E PREJUDICAR AS PESSOAS, INVIGILANTES,
que estão perto ou mesmo muito longe (por isso Jesus alertava que podemos “ pecar “ pelo pensamento.)