União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

A Vivência da EssÊncia das Religiões é o que nos salva.

Todas as religiões têm verdades cósmicas e universais. E é a vivência de fato dessas suas verdades que nos salva. 

Jesus é o maior Enviado ou Avatar de Deus à Terra, mas há outros enviados, também importantes, para outros povos de conformidade com as fases históricas da humanidade, pois Deus não faz acepção de pessoas (Atos Atos 10,34; Gálatas 2,6; Efésios 6,9; Colossenses 3,25; Deuteronômio 10,17).

E eis alguns desses enviados de Deus: Krishna, Buda, Confúcio, Zoroastro, Lao-Tsê, Moisés, os demais profetas da Bíblia, Sócrates, Platão, são Francisco de Assis, são Vicente de Paulo, Lutero, Kardec, João XXIII, Madre Teresa, Bezerra de Meneses, Eurípedes Barsanulfo, Masaharu Taniguchi, Irmã Dulce, Chico Xavier, Sai Baba, Trigueirinho e outros. Todos tiveram ou têm a sua missão espiritual própria para os seus respectivos povos e épocas 

Na verdade, todos nós somos enviados de Deus à Terra, por pequena que seja a nossa missão a ser desempenhada, colaborando com a evolução espiritual das pessoas com quem convivemos e, conseqüentemente, com a dos espíritos que somos. “

Porque convinha que aquele que... conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos...” (Hebreus 2,10). “E tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem.”(Hebreus 5,9). “Por ventura não convinha que o Cristo padecesse para entrar na sua glória?” (são Lucas 24,26).

 Não é porque acreditamos ou deixamos de acreditar numa determinada doutrina dos teólogos que nós somos cristãos e nos salvamos. E como nos lembra Pastorino, aluno de Jesus é uma coisa, discípulo Dele é outra. 

Aluno é um estudioso do seu ensino. Discípulo é um seguidor do seu ensino. Muitos cristãos só têm sido alunos de Jesus, mas nunca são seus discípulos. E ficam pregando doutrinas que Jesus nem ensinou, deixando de lado a nata de seu ensino, ou seja, a vivência do amor incondicional, que é também a essência das demais religiões, e que, como já dissemos, é o que, realmente, nos salva.

E vejamos essa essência salvadora do ensino de algumas das principais religiões: “Tudo quanto quereis que os outros façam para ti, faze-o também para eles.”(Cristianismo). “Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo.”(Islamismo). “Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso.”(Judaísmo).”

De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel quanto à sua própria palavra.” (Budismo). “ 

Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam.”(Confucionismo). “Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu.”(Taoísmo). “A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos.”(Zoroastrismo). “Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu.”(Sikhismo). “Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.”(Jainismo). Esses preceitos nos lembram o axioma: “Duas quantidades iguais a uma terceira são iguais entre si.”

 Deus se manifestou, em épocas diferentes, a todos os povos, através de seus espíritos (Hebreus 1,14), mas com a mesma mensagem para todos os povos, pois todos são seus filhos amados, sem distinção! 

.......................................... 

Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar colunas. Ela está liberada para a publicação. Nas publicações, fico grato pela citação de meus livros: “A Face Oculta das Religiões” e “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Ed. EBM, SP, e meu e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e o telefone: 0800-283-7147.