União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Discurso de Allan Kardec em Lion ( Grupos Espíritas divididos )

Discurso de Allan Kardec em Lion e Bordeaux, Viagem Espírita em 1862 

- Se os grupos, que devem marchar todos para um objetivo comum, estiverem divididos, eu o lamento, (...) sem examinar quem cometeu os primeiros erros e me coloco, sem hesitar, do lado daquele que tiver mais caridade

(...) e verdadeira humildade, pois aquele a quem falta caridade está sempre errado, assistido embora por qualquer espécie de razão*.

Mesmo nos dias de hoje, muitos espíritas têm dificuldade de compreender a postura de Kardec perante as disputas que se criavam em nome do Espiritismo.

O recado de Kardec, porém, era bastante claro: - o Espiritismo tem por objetivo principal esclarecer ao Homem sobre sua verdadeira natureza espiritual. 

Em outras palavras, a felicidade e o crescimento moral do ser humano é conseqüência natural do conhecimento de que fazemos parte de uma natureza mais bela e ampla do que nossos olhos podem enxergar.

Ora, se um grupo espírita entra em conflito com seus semelhantes, é porque não entendeu, verdadeiramente, a proposta mais importante do Espiritismo, razão suficiente, segundo Kardec, e todo Homem de bom senso,

para QUE CONTINUEM A SEREM TRATADOS COMO IRMÃOS, SEM, CONTUDO, QUE SE LHES APÓIEM ESSAS INICIATIVAS.



Texto: Dermeval Carinhana Jr. Presidente da ADE-CAMPINAS-São Paulo-Brasil

.....