União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Os três Chicos.

Wellington Balbo - Bauru - SP. 

Gostaria de chamar Francisco. Francisco Mendes Assis de Xavier, nome bonito, imponente, majestoso, como o foram aqueles que se utilizaram do nome Francisco e tiveram em vida o apelido de Chico. Chico Mendes, Chico Xavier e o também notável Chico de Assis. Almas lúcidas e esclarecidas, dedicaram toda uma existência a nobres ideais. São exemplos de perseverança, trabalho e, principalmente, amor à natureza.
A propósito, Chico, o Mendes, dedicou sua vida à floresta. Chico, o Xavier, amou profundamente os animais, são várias as histórias de sua vida a comprovar o respeito para com os seres vivos. E, por fim, Francisco de Assis tinha relação tão sagrada com a natureza que os animais entendiam perfeitamente sua linguagem do amor, e vinham ter com ele, que o diga o lobo de Gúbio.
Em tempos de abusos contra a natureza e distorções nos valores da sociedade a vida desses três Chicos é um convite à reflexão. Cabe, portanto, a pais e educadores proporcionar meios para que crianças e jovens conheçam o legado dessas três notáveis figuras da humanidade.
O mundo do amanhã dependerá dos espelhos que mostrarmos aos nossos jovens hoje. Se deixarmos que os espelhos de nossas crianças sejam os BBBs da vida ou membros de organização criminosa, ou ainda os heróis de telenovelas, fatalmente o mundo não sairá do lugar em termos de evolução moral. É preciso divulgar os exemplos de dignidade, amor à natureza e idealismo desses três Chicos. Uma boa sugestão é apresentar os Chicos a nossos filhos, contar-lhes de suas trajetórias, mostrar que no mundo há pessoas preocupadas com o próximo e dispostas, inclusive, a morrer para imortalizar seus pensamentos, seus ideais...
Muitas vezes os jovens conhecem os personagens do BBB, mas não sabem quem foi Chico Mendes, Chico Xavier e Francisco de Assis. Lamentável o desconhecimento da população quando o assunto é a grandiosidade das obras de notáveis criaturas.
Lembro-me que certa vez presenciei um jovem desenhando nas carteiras da escola a sigla do PCC - Organização Criminosa de São Paulo. Referência de vida totalmente distorcida, esse jovem tem o espelho de vida embaçado, sujo, sombrio...
Dia desses o jovem atleta Keirrison do Palmeiras comemorou um de seus gols como se estivesse com metralhadora. Uma autêntica canelada! Lamentável sua atitude, como espelho de muitos jovens, poderia o jogador palmeirense levantar a bandeira da paz e do respeito à natureza, convidando todos a repensar suas atitudes. Mas, infelizmente Keirrison não chama Francisco...

E o mais interessante são as discussões envolvendo a violência e o meio ambiente. Ineficaz discutir políticas de segurança e também traçar objetivos para salvar a Amazônia se não despertarmos na juventude o amor pelo semelhante e pelo seu habitat. As crianças e jovens precisam, portanto, saber mais sobre os grandes vultos do amor, a fim de que tenham como espelhos de vida referências seguras na construção de uma sociedade justa e fraterna. É, pois, de responsabilidade dos pais e educadores despertar nos corações juvenis a ânsia por conhecer personalidades tão ricas como os três Chicos.

Pensemos nisso!

Wellington Balbo
Plasvipel Embalagens - 14 3203 2044
http://wellingtonbalbo.blogspot.com