União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Só sofre quem quer.

 

 

A reflexão filosófica é alimento fundamental para a compreensão da Doutrina Espírita. 

O Espiritismo é uma filosofia experimental e não um dogma. Um conceito que se mistura aos dogmas católicos e causa confusão, por exemplo, é o do sofrimento.

Em primeiro lugar, existe uma grande diferença entre infelicidade e sofrimento.

Sofrimento é o processo natural em que todos os seres enfrentam dificuldades para superá-las por meio do aprendizado.

Deus age de forma pedagógica com suas criaturas. Tudo evolui no Universo. Os mundos se transformam com a finalidade de se tornarem uma morada feliz.

E todos eles alcançam essa condição. Os seres estão unidos pelo esforço do aprimoramento. Da partícula atômica ao espírito superior, todos são estágios evolutivos da alma imortal.

O homem da Terra é um espírito em suas primeiras encarnações.

O objetivo é reconhecer-se espírito e suplantar sua natureza animal, que está relacionada às suas origens - o princípio espiritual vivencia transmigrações no mineral, vegetal, animal para depois despertar no homem.

A grande maioria dos sofrimentos humanos tem origem no egoísmo e orgulho.

As dificuldades financeiras, sociais, guerras, até mesmo alguns aspectos climáticos, todas essas causas de sofrimento foram criadas, e são mantidas, pelo próprio homem.

O sofrimento causado pela morte de parentes, doenças e relacionamento afetivos são causados, em sua maioria, pela falta de compreensão das leis naturais da vida.

Quem compreende a vida após o desencarne, entende com naturalidade o fenômeno da morte, reconhece a transitoriedade da encarnação e não sofre; simplesmente porque sabe!

A FELICIDADE É UM SENTIMENTO RELACIONADO À LIBERDADE QUE O ESPÍRITO SENTE QUANDO COMPREENDE A VIDA E AJUSTA SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATOS ÀS LEIS PRESENTES EM SUA CONSCIÊNCIA.

A liberdade e a sabedoria abrem as portas da criatividade e do trabalho incessante nas causas do bem.

Muitas pessoas se interessam pelo Espiritismo e freqüentam centros. No entanto, não se aprofundam na compreensão filosófica e mantêm os dogmas católicos entre seus conceitos pessoais. 

Imaginam, então, o sofrimento como um castigo de Deus para os erros que cometeram nas vidas passadas, como se fossem pecados a serem pagos.

Sua felicidade estaria no mundo espiritual, se sofreu sem reclamar. Nesse caso, uma almejada colônia espiritual feliz substitui o aguardado paraíso. 

Essas idéias equivocadas reproduzem os mesmos raciocínios da concepção dogmática da Igreja.

O Espiritismo, por sua vez, demonstra que o homem tem em sua alma um reflexo de seu criador.

Somos como diamantes brutos, cujo brilho reluz quando se desbasta a casca superficial grosseira, representada na alma pelo orgulho e egoísmo.

Disse Jesus: "Que brilhe a vossa luz". Ele não disse para refletir, nem para conquistar a luz. Mas disse para fazer brilhar o fulgor cuja fonte já está em cada um de nós.

Quando Jesus disse que a felicidade não é deste mundo, estava se referindo ao estado evolutivo do planeta, e não que ele seria eternamente a morada do sofrimento.

O mundo futuro, que é a própria Terra regenerada, será certamente feliz.

ALÉM DISSO, A FELICIDADE NÃO É UM LUGAR A QUE SE CHEGA, NEM MESMO UM AMBIENTE ONDE SE FICA.

MAS É O SENTIMENTO DAQUELE QUE COMPREENDEU A SI MESMO E ENCONTROU UMA LIGAÇÃO COM O CRIADOR PELA SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA. 

Reconhecer nosso potencial e explorá-lo é a própria educação moral.

E o bem-estar dessa conquista é a felicidade. Esse sentimento acompanha aquele que encontra o seu caminho e aumenta gradativamente a sua intensidade perante a evolução do espírito. Cada vez mais e para sempre.

O autor é fotografo profissional e veicula seu trabalho em diversos meios de comunicação. Espírita desde o nascimento, ministra diversos cursos e palestras no centro que freqüenta em São Paulo - SP. 

Artigo publicado na Revista Universo Espírita, Edição 24

(http://www.universoespirita.com.br/revista/clipping_detalhe.asp?cng_ukey=38649161901XGDYNA7)