União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

A terapia do perdão ( Saúde para o corpo e para a alma )

 

 

 

Hospital John Hopkins ( EUA) Diz - A falta de perdão facilita o câncer.

"O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito preventivo e positivo ajudará ao portador do câncer a ser um sobrevivente. 

A ira, o não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez, que facilita o avanço do câncer. Aprenda a relaxar e desfrutar bem a vida."

http://www.slideshare.net/mspnet/hospital-john-hopkins-eua-456928

A TERAPIA DO PERDÃO ( Saúde para o corpo e para a alma)

O perdão é um dos capítulos mais singelos e importantes dos ensinos de Jesus. Antes dele, este tema não tinha recebido o destaque que merecia.

O mestre já sabia dos inúmeros problemas que os ressentimentos produziam na alma humana e que somente o perdão seria capaz de libertar o individuo da escravidão das suas mágoas ou dos seus remorsos.

O Terapeuta Divino apresentou alguns pontos sobre o perdão que é importante destacar:

Todos erram, por isso devemos ter a consciência da fragilidade humana e não podemos acusar severamente ou punir o próximo sem compaixão. Ele esclareceu a Simão Pedro que deveríamos perdoar 70 vezes sete vezes.

Por outro lado, não fez a distinção se o perdão é só para os amigos, mas também, que deve ser aplicado para àqueles que são considerados os nossos inimigos. Desta forma não devemos deixá-lo para depois, mas, vivenciá-lo quando estamos encarnados, seguindo, assim, a sua recomendação que nos afirmou:

- reconcilia depressa com o teu adversário enquanto está a caminho com ele, em uma valiosa oportunidade de ajuste espiritual.

Recentemente a Psicóloga Robin Casargian, da Cidade de Boston, nos Estados Unidos, no Livro do Perdão, de sua autoria, mostra os efeitos positivos e negativos do perdão na saúde do ser humano.

 Os sentimentos de ódio, raiva, medo e insegurança desencadeiam enfermidades como o câncer e a queda do sistema imunológico, pois libera o excesso de adrenalina no organismo e abreviam à longevidade. 

Os complexos de culpa e o remorso de longo curso, causados pela falta de autoperdão, produzem a baixa autoestima e, segundo os benfeitores espirituais, possibilitarão o aparecimento da esquizofrenia no futuro.

As mágoas arquivadas na memória produzem as artrites. O passado de tristeza acumula energias negativas que vão, em futuro breve, proporcionar algumas enfermidades de etiologia complexa pela medicina.

Mas quando desenvolvemos os sentimentos de paz, amor e alegria que geram uma produção de endorfinas benéficas ao corpo e esses sentimentos elevados produzem fótons que inundam o ser de energias saudáveis. O escritor Jason de Camargo no seu livro Educação dos Sentimentos nos afirma, ainda, que o riso produz imunoglobulinas, aumentando, assim, as defesas orgânicas.

Finalmente com o perdão ficamos fortalecidos de superioridade moral que, por certo, ajuda-nos nesta e em outras vidas evitando, assim, além das enfermidades, o problema das obsessões espirituais. Perdoe a sua família aos amigos e inimigos ingratos e maus. Pense Nisto!

João Cabral - Presidente da ADE-Sergipe. Conferencista. Jornalista. Radialista. Psicoterapeuta Transpessoal. Website: www.ade-sergipe.com.br - Em: 30.11.2009
Publicado no Jornal CINFORM de Aracaju, no dia 23.11.2009, com a edição de 24.000 exemplares.