União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Obsessão - Aspectos Gerais

A obsessão existe desde que o homem adquiriu o livre–arbítrio e passou a responder por suas ações.Devido à aplicação da Lei de Causa e Efeito. Esta resposta já nos explica como ocorre a obsessão. Isto é, somos nós que atraímos a obsessão por nossos atos. E ela só ocorre por atos negativos. Então é fácil saber como evitar a Obsessão, não gerando os atos negativos.Só espíritos inferiores provocam obsessão, Os evoluídos não, pois nos respeitam e só agem para nos ajudar. Os espíritos inferiores não são apenas os maus, mas os maus e os ignorantes.Por ex., O Mau é aquele que quer fazer o mal conscientemente.O ignorante é o que interfere pensando que faz o bem e prejudica Ex. Um familiar desencarnado que nos acompanha querendo dar palpite em tudo, achando que precisamos de sua ajuda. Só que ele não sabe tudo e interfere negativamente.

OBSESSÃO, no sentido amplo da palavra é tudo o que nos atrapalha, interfere; é o domínio de alguém ou algo em nossa vida.Pode vir de dentro de nós mesmos (de nossa mente) ou de fora, de pessoas ou espíritos.Mas tudo é resultado de nosso modo de ser e pensar, ou de algum erro ou falta que estamos fazendo ou fizemos nesta vida ou em outra.É uma idéia fixa negativa, um vício um defeito que nos aprisiona, uma pessoa ou um espírito que nos importuna.
L.E. perg, 459 – os espíritos estão por toda parte e muitas vezes são eles que nos dirigem.

Como resolver isso? Ter um bom livro de cabeceira, por exemplo – O Evangelho Segundo o Espiritismo. E PRATICAR O BEM QUE APRENDEMOS.Operar uma grande mudança em nós – nos pensamentos, nas atitudes, nos sentimentos, ser útil, fazer a melhora íntima e todos os dias – orar e vigiar. Para se livrar das obsessões. CAMINHOS USADOS PELOS OBSESSORES - Consciência pesada os atrai, culpa, remorso, medo, descontentamento, intolerância, todo tipo de vício, tabagismo, alcoolismo, drogas, promiscuidade sexual.O cultivo da raiva, o ódio, ganância, mágoas, ressentimento, inveja, ciúme, vaidade, orgulho, egoísmo.Quaisquer outras emoções negativas SÃO PORTAS ABERTAS PARA A OBSESSÃO.O Obsessor examina nossas franquezas e as estimula para através delas baixar nossas vibrações e nos dominar.

Tipos de Obsessão. A obsessão espiritual pode progredir de simples, para fascinação e subjugação, o grau mais prejudicial, se nos descuidarmos moralmente e nos comprometermos com erros, defeitos e vícios. 

Outro tipo de obsessão é a Auto-Obsessão: O MARTÍRIO DE SI MESMO
Eu sou gorda - eu sou doente - todos me perseguem - nada dá certo para mim - Paixão cega - ódio - culpa que não esquece - Ela, depois de instalada, atrai obsessores também.

A Escravização do pensamento: ( L.E., questão 833, Allan Kardec). “haverá no homem alguma coisa que escape a todo constrangimento e pelo qual goze ele de absoluta liberdade?” R. No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe amarras. Pode-se-lhe deter o vôo, porém, não aniquilá-lo. (DEPENDE DELE)

Obsessão é escravidão temporária do pensamento, imantando credores e devedores, que inconscientemente ou não se buscam pelas leis cármicas. Pelo pensamento nós nos libertamos ou nos escravizamos. 

EVANGELHO NO LAR - A família que faz ao evangelho no Lar facilita a atuação dos bons espíritos na casa e dificulta os maus.Aquele momento é importante para a união espiritual da família e essa união facilita a atuação dos espíritos que querem ajudar a família e o obsessor.

Os bons espíritos querem ajudar e muito e ajudam, mas temos que estar na Freqüência deles!! Como conseguir isso? - Ter sincero desejo de melhorar, bons pensamentos, bons sentimentos e praticar boas ações. Como dizia Chico Xavier, é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base.

Autor: Jairo Capasso
ARAUTO