União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

O PERISPÍRITO (o espírita que não o conhece, não conhece o espiritismo)

 

 

 

 

"No conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis." O Livro dos Médiuns

(Aula do Curso Básico de Espiritismo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

O homem é formado de 3 partes essenciais:
O corpo físico, semelhante ao dos animais;
a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
o princípio intermediário, ou PERISPÍRITO,
substância sutil que envolve o Espírito e o liga ao corpo físico.

1) - O QUE É PERISPÍRITO?

É o corpo semimaterial intermediário entre o espírito e o corpo físico.

2)- DO QUE ELE É FEITO?

Ele é elaborado com os fluidos existentes no planeta em que o espírito está vivendo.
187. A substância do perispírito é a mesma em todos os mundos?
"Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez do relâmpago."
O Livro dos Espíritos

3)- PARA QUE O PERISPÍRITO SERVE? 
As principais funções:- E o instrumento da justiça Divina, pois os reflexos das nossas ações ficam nele impregnados. Também para que o espírito possa trabalhar com a matéria.

4)- COMO ESSES REFLEXOS INTERFEREM NEGATIVAMENTE EM NOSSA VIDA?
Quando cometemos erros, crimes, injustiças, suicídio, maldades;quando temos a consciência pesada, idéias fixas de grandes paixões, ódios, remorsos...
Ex. Quando uma pessoa comete um grande erro e fica com remorso, consciência pesada, no mundo espiritual ela acaba deformando o perispírito.
E, ao nascer, como o perispírito é o modelo do corpo esse corpo nasce deficiente de alguma coisa. Daí surgem as provas e expiações.

5)- POR QUE EXISTE O PERISPÍRITO?

Somente existem 3 elementos básicos no Universo - Deus, Espírito e matéria.

A matéria é para a evolução do espírito e é diferente dele. Para que o espírito possa utilizar a matéria, ele tem que usar um corpo intermediário, (Perispírito) semimaterial, assim podendo comandar a matéria, o corpo físico, por exemplo.

6)- QUAIS OUTRAS UTILIDADES DO PERISPÍRITO?

Enquanto estamos vivendo no mundo carnal nele armazenamos todas as nossas experiências e aprendizados, no cérebro perispiritual.

Quando mudamos de mundo, essas informações passam para o arquivo do espírito.

7)- PERISPÍRITO E MEDIUNIDADE.

O fenômeno mediúnico ocorre quando o perispírito se expande, E pode entrar em contato com o mundo espiritual O perispirito do médium e do espírito entram em sintonia e só assim pode ocorrer o fato mediúnico.

8)- O PERISPÍRITO E A MORTE.
Quando o corpo físico morre, o perispírito se solta dele e passa a ser o único corpo do espírito.

9)- O PERISPÍRITO E AS DOENÇAS.
Quando a pessoa doente é revoltada, intolerante, sem fé, ignorante.
Assim que ela morre, continua sentindo tudo o que o corpo sentia, pois seu perispirito está muito materializado por seu modo de pensar. Quando é diferente, a pessoa é espiritualizada, ao morrer o corpo ele se desprende dos reflexos do antigo corpo e se livra das doenças que ele tinha.

PERISPÍRITO E DOENÇAS

Os desequilíbrios consumados ficam gravados no perispirito e são materializados no corpo físico, por leis naturais que representam a justiça divina, são as matrizes espirituais.
Esta materialização no corpo vem em forma de DOENÇAS, em que as energias densas, toxinas acumuladas nas encarnações passadas, são drenadas para a matéria, ou seja, para o corpo físico

10)- O PERISPÍRITO REFLETE O QUE A PESSOA É. (as duas faces) André Luiz teve várias experiências que demonstram isso.
Certa vez ele estava acompanhando espiritualmente uma família.
E eles, no lar, viviam num grande descontrole.
A Dona de casa era jovem e bonita fisicamente. Num momento, André a viu se deitar no sofá e adormecer. Seu perispírito saiu do corpo e ele ficou assustado,
Seu rosto enrugado, envelhecido e feio. Parecendo uma bruxa.
Era o que ela realmente era em espírito, sua alma era assim.
Livro " Libertação, pág. 134, Cap. X (Em aprendizado)"

11)- EXISTE A PERDA DA FORMA DO PERISPÍRITO?

André Luiz nos veio trazer as notícias dos ovóides que viu no mundo espiritual.

São espíritos que, na morte do corpo, seguem com fortes idéias fixas, grandes paixões, ódios, Vinganças. E na espiritualidade não pensam em outras coisas e o perispírito atrofia, ficando toda a sua matéria em volta da mente em forma de ovo.

Somente voltam à forma humanóide, no útero da mãe.

12) -OS VÍCIOS PREJUDICAM O PERISPÍRITO. Muitos vícios são voláteis. O álcool, o cigarro, as drogas, e logo atingem o perispírito.
Quantos espíritos chegam ao mundo espiritual e têm que fazer tratamento para limpar o perispírito do fumo, por exemplo.

Chico disse a um Sra. - Você precisa parar de fumar. Ela havia parado há três anos (seu perispírito estava impregnado das emanações do vício ainda.ELE ESTAVA VENDO ISSO NO PERISPIRITO)

13)- O PERISPÍRITO REFLETE NOSSO ESTADO DE ALMA, EM FORMA DE LUZ OU OBSCURIDADE. (vagalume)

Ex. Caso do pirilampo.

A espiritualidade nos conta um fato de um desencarnado que estava há pouco tempo na colônia,
E participava de grupos de socorro no Umbral. Os espíritos do Umbral colocaram nele o apelido de Pirilampo (Vaga-Lume) Acende-apaga.

Pois, às vezes seu perispírito se iluminava e outras vezes se apagava.
Como ele era novo no trabalho, às vezes se sentia inseguro e se desequilibrava, Momento em que seu perispírito perdia o brilho, se ofuscava.

André Luiz narra no Livro no Obreiros da Vida Eterna, Cap X, que estava com equipe de Casa Transitória ( Pronto Socorro que muda de lugar no Umbral) e muitos espíritos pediam socorro querendo entrar. A ordem era recolher todos os que realmente estava arrependidos. André Luiz perguntou, Como saberemos quais são?

O mentor disse: --- - ...OS MODIFICADOS PARA O BEM APRESENTAM CIRCULOS LUMINOSOS EM TORNO DE SI...)

14) - NOSSA PROTEÇÃO E O PERISPÍRITO. ( campo de força) Quando temos o hábito de orar, praticar bons sentimentos e boas ações, em volta do perispírito forma-se um campo de força que nos protege contra aproximação de energias negativas, obsessores e espíritos ignorantes.

PERISPIRITO E A ALIMENTAÇÃO

Nas dimensões espirituais apresentaremos algumas transformações, principalmente no centro gástrico, pela essencialização dos alimentos existentes no além. Há rigor, nos alimentamos muito mais "pela respiração. O Perispírito, em face da sua enorme porosidade, alimenta-se de "produtos sutilizados hauridas no reservatório da Natureza.

FORA DO CORPO

No desdobramento o perispírito se desprende do corpo como no sono, no transe hipnótico, desmaios, coma, Experiência de Quase Morte etc. Nesse processo o perispírito pode atravessar paredes e outros obstáculos materiais e muitas vezes apresentam fenômenos conhecidos como bilocação, bicorporeidade, exteriorização do duplo ,"aparição".

A APARÊNCIA DO PERISPÍRITO

Quando desencarnamos as linhas morfológicas perispirituais são aquelas que levamos da terra (homem ou mulher). Se idosos poderemos levar muito tempo para remoçarmos. Porém, se possuímos alto grau de inteligência e moralidade, operamos em minutos certas alterações que o espírito de cultura mediana leva alguns anos para conseguir.

PERISPÍRITO E PASSE

A ENERGIA, transmitida pelo passe atua no Perispirito do paciente e deste sobre o CORPO FISICO. O perispírito recebe a energia através de pontos determinados, que André Luiz chama de centro de forças( QUE SE COMUNICAM ENTRE SI) e,
certas escolas espiritualistas chamam de Chacras