União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Estados psicológicos - Prof.Henrique Rodrigues

 

 

 

 

 

 

W.A.Cuin 

WAC – Prof. Henrique, tristeza, tensão, angústia, etc. causam danos físicos ou mentais ao homem? 

HR – Claro. Os estados psicológicos se somatizam e nós temos hoje, aparelhos chamados Feed-Back, com que podemos medir os estados de tensão com o qual o corpo das pessoas se apresenta, sendo que elas possuem os fenômenos psicológicos de angústia, de depressão ou de ansiedade. 

No fundo de toda depressão existe desejos insatisfeitos e no fundo de toda a ansiedade está um estado psicológico em que o indivíduo não se situa, em que ele gostaria que as coisas acontecessem com velocidades diferentes das que acontecem. 

É a criatura que está na ânsia de saber o que vai acontecer daqui a um certo tempo,


É O MEDO DA MORTE, 
É A ÂNSIA DE ESPERAR ALGUÉM, 
DE CONSEGUIR ALGO,


esses estados provocam tensão no corpo e ele se enrijece.


Numa situação dessas a máquina física funciona com dificuldade sendo o cérebro obrigado a fornecer mais energia para o corpo funcionar, até um certo ponto vai, depois ele cansa e quando o cérebro se cansa a orquestra entra num verdadeiro processo de cacofonia de ritmos e os ritmos do corpo físico que deveriam representar a sinfonia da sua saúde, passam a representar, na realidade,

UMA DESORDEM GIGANTESCA,

onde as partes mais fracas apresentam as enfermidades que tanto aborrecem o ser humano. 

WAC – O senhor teria alguma orientação para quem sofre desses males? 

HR – Esses males exigem antes de mais nada o concurso das variadas terapias que estão ao alcance do ser humano. São terapias, evidentemente, auxiliares porque elas são de fora para dentro, ou seja a alopatia, homeopatia, cirurgia, fitoterapia das ervas, fisioterapia, psicoterapia e outra tantas, todas elas de fora para dentro. 

O ser humano deverá procurar uma terapia autógena, (que se gera a sim mesma) UMA QUE VENHA DE DENTRO PARA FORA.


Para isso o que ele tem que fazer é estudar, se disciplinar, fazer alguma coisa que vindo de dentro acabe com os defeitos que estão no corpo, a parte de fora dela( Pessoa), porque de dentro é o espírito.


Tudo que é feito no corpo tem valor, mas é um valor relativo, porque não adianta tirar limalha que está enchendo o imã SE O IMÃ CONTINUA ATRAINDO A LIMALHA.