União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Lendo para você

CLUBE DO LIVRO DO BÊ

– Os queridos leitores devem estranhar o título acima. Não é título de livro não. Uma modalidade muito eficaz na divulgação da Doutrina Espírita chama-se clube do livro espírita. Para quem ainda não sabe essa ideia partiu de um grupo de espíritas da cidade de Bauru, no início do ano de 1970. Rapidamente a ideia se espalhou e centenas de cidades criaram seu próprio clube em todo o Brasil. Como funciona o clube do livro espírita? O sócio recebe mensalmente um livro bem mais barato que o preço de capa, selecionado e sempre os últimos lançamentos. Em 30 de setembro de 1972, Benedicto Almeida de Souza, conhecido e carinhosamente chamado, simplesmente, por BÊ, Rui Azevedo e outros companheiros de ideal espírita, fundaram a Allan Kardec Sociedade Civil Editora, instalando na Praça José Bonifácio, em frente ao antigo marco das bandeiras, uma banca de livros espíritas. Em vista da reforma da praça, a banca mudou-se para a Praça Tibiriçá, mais conhecida como Praça da Escola Estadual Moraes Barros, onde permanece até hoje, com o nome de Banca do Livro Espírita Allan Kardec. Nessa época Benedicto Almeida de Souza era o presidente da União Social Espírita de Piracicaba (UME) que posteriormente passou a chamar-se União Intermunicipal Espírita de Piracicaba (UNIME) e com a unificação das siglas, é hoje a União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Piracicaba (USE) No ano de 1973, aproveitando a ideia dos companheiros e ideal espírita de Bauru, nosso querido BÊ, fundou o clube do livro espírita. Ainda temos a registrar que em maio de 1975, BÊ foi um dos fundadores do jornal O Arauto, cuja publicação foi até 1976, sendo, posteriormente, relançado conservando o mesmo nome, pela Use Intermunicipal de Piracicaba, em outubro de 1996. Benedicto Almeida de Souza regressou à Pátria Espiritual em 20 de fevereiro de 2003. Foram sementes plantadas com muito amor, em solo bom, que frutificaram, pois o nosso querido BÊ, foi um grande seareiro do Movimento de Unificação. Consultando o nosso amigo Tempo, verificamos que a Banca do Livro Espírita Allan Kardec tem 40 anos e o clube do livro espírita, 39 anos, de serviços prestados na divulgação da Doutrina Espírita! Temos notado através dos periódicos espíritas que todos os clubes do livro espírita têm um nome.


Mas o clube do livro da Use Piracicaba, não tem. Em recente reunião da Comissão Executiva da Use Intermunicipal de Piracicaba, surgiu a ideia, que foi aprovada por unanimidade, de batizarmos o clube do livro de Clube do Livro Espírita do BÊ. É uma maneira muito singela de prestarmos uma homenagem como reconhecimento e agradecimento, por todo o trabalho que Benedicto Almeida de Souza, nosso sempre querido BÊ, realizou!

NOITE NO CAIS – EULÁLIA BUENO – EDITORA EME

– A autora é portuguesa, mas radicada no Brasil, vivendo atualmente na cidade São Vicente. O livro narra a história de Thereza, prostituta de luxo na cidade de Santos, na época áureada exportação do café. Socorrida pela equipe de Maria do Rosário, tendo já adquirido certa estrutura, integra a equipe de trabalhadores do Hospital Santa Clara, que presta serviços de socorro, tanto retirando irmãos localizados em zonas de sofrimento, como ainda participando de trabalhos de desobsessão nas casas espíritas. Esse livro visa também conscientizar os médiuns sobre a importância do estudo constante, disciplina, seriedade e preparação para as tarefas mediúnicas da casa espírita.

INFÂNCIA E MEDIUNIDADE

– Rafael de Figueiredo, espírito François Rabelais, Boa Nova Editora. Recomendamos a leitura desse livro, principalmente aos pais, professores e evangelizadores. São situações que estão ocorrendo, atualmente, em colégios, escolas e lares, narradas por uma equipe de benfeitores espirituais.

Merece estudo, reflexão e análise, no tocante à educação de filhos e alunos, pois toda criança é um espírito reencarnado, em uma nova oportunidade de aprendizado. Boa leitura!

( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )