União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Como alterar padrões de pensamentos negativos?

Como alterar padrões de pensamentos negativos?Mena Wagner, psicóloga, Lisboa, Portugal

“Tenho encontrado pessoas que se sentem completamente escravizadas pela sua forma de pensar; que querem deixar de pensar "naquilo", mas não conseguem. Porque não conseguem mudar o seu padrão de pensamento?

Não podemos esquecer que o nosso cérebro está em constante atividade e o nosso pensamento também. Para, além disso, QUANTO MAIS PENSAMOS NUMA COISA, MAIS FORTE ELA FICA NO NOSSO PENSAMENTO. Ou seja, se estamos a tentar deixar de pensar em algo, na prática o que estamos a fazer é a reforçar esse tema, a torná-lo mais importante no nosso pensamento.

MUDAR. Como conseguir isso?  Se tentamos tirar algo do nosso pensamento ele fica "vazio" e a tendência é voltar a "encher", normalmente com o que acabou de sair. ENTÃO A ESTRATÉGIA NÃO PODE SER "TIRAR" MAS SIM "COLOCAR". Ou seja, em vez de tentarmos deixar de pensar numa coisa, é muito mais eficaz Colocarmos outra coisa  ( melhor) no nosso pensamento.

Estas coisas devem ser agradáveis e suficientemente fortes para substituírem o pensamento negativo. No princípio é natural o pensamento que não queremos, voltar logo a seguir.

Então voltamos a colocar outra coisa na mente.  Tenho verificado que quando são formas de pensar muito persistentes, ajuda usarmos a nossa voz, por exemplo cantando ou planeando coisas em voz alta. (mudar o pensamento, escrever, sair, falar com alguém, DESVIAR O FOCO do pensamento insistente).

Na prática isto não é fácil e requer trabalho e persistência.  Mas acho que o resultado compensa.”