União das Sociedades Espíritas
Intermunicipal de Piracicaba

Pesquisa por Casas Espíritas Afiliadas

Página 6 - VOCÊ ESTÁ PREPARADO ? - Escrito por Geraldo de Tarso

A vida na Terra é um grande desafio para cada um de nós. É o mergulho na atmosfera das nossas próprias criações mentais. Aqui vivemos, experimentando e vivenciando, as situações específicas da vida criadas por nós mesmos, nessa ou noutras encarnações. De fato, colhemos o que semeamos. O espírita tem, diante de si, a mais espetacular oportunidade de compreender a vida, em sua expressão física e espiritual. A riqueza de informações contida nos livros de Kardec, de Chico Xavier e de muitos outros autores, forma um contexto de doutrina muito amplo, profundo e lógico. Precisamos estar preparados para viver a vida.

Além de conhecer a Doutrina Espírita, precisamos crer nela e, muito mais ainda, precisamos nos converter. O conhecimento leva à crença que, por sua vez, conduz à conversão. Conhecer, crer e conversão, três grandes passos do espírito imortal. Conhecemos o que precisamos ? Cremos verdadeiramente ? Estamos convertidos para dar o testemunho ? E você, está preparado para dar esses três passos ? O que precisamos para conhecer ? Precisamos querer, precisamos buscar!… Precisamos querer conhecer mais, ler o que convém, estudar o que é necessário, reler o que valeu a pena, concluir algumas ideias mais amplas e entender a verdade.

Eis, o primeiro passo. O que precisamos para crer ? Precisamos acreditar na vida vencendo a morte, necessitamos interiorizar o sentimento do bem, expandir a sensibilidade para transformar a crença em ações objetivas da caridade. Aquele que crê é aquele que faz. Eis, o segundo passo. O que precisamos para nos converter ?A conversão é a transformação real e completa do espírito para o Bem, é a mudança íntima de nossas atitudes e de nossos reflexos condicionados na mente espiritual, é o amadurecimento do sentimento e da razão, entendendo a necessidade de ser um com Jesus.

Disse Paulo de Tarso: “Não sou eu mais quem vive, é o Cristo que vive em mim” (Gálatas – capítulo 2 e versículo 20). Eis, o terceiro passo. Meu amigo, não se atemorize pela grandeza da estrada, e nem receie pela complexidade da vida. Toda alma iluminada e feliz, um dia deu o primeiro passo. (Dr. Geraldo de Tarso, é médico e também participa na Rádio Brasil de Sta. Bárbara do Programa Visão Espírita aos domingos)